NOTÍCIAS
Para uma visita de trabalho e cooperação, a Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) recebeu a visita do Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional de Angola (INA).
Com esta visita do PCA da INA, Dr. Lando Teta, as duas Imprensas Nacionais ficarão mais próximas e com foco na partilha de experiências e apoio mútuo no quadro de um protocolo que muito brevemente será assinado entre as duas gráficas.
De entre as ações práticas de cooperação ficou estabelecida a disponibilidade da INCV, na pessoa do seu Presidente, Dr. Raimundo Lopes, em apoiar a INA na implementação do Boletim Oficial Eletrónico para uma funcionalidade mais prática e acesso universal (inclusivo) e gratuito através de processos de cooperação e de formação dos recursos humanos.
Na mesma linha foi destacada a necessidade da interoperabilidade entre dois diários oficiais, privilegiando a cooperação e a feitura de edições conjuntas com o objetivo de promover a língua e o património cultural comuns.
A um nível mais geral, a INCV beneficiará da partilha de experiência com a INA em relação ao processo de implementação do Conselho Editorial.
As duas delegações ainda destacaram a relevância da sustentabilidade financeira das imprensas oficiais, sendo fundamental sensibilizar as tutelas para este ponto, tendo em conta o serviço público prestado.
Em relação aos sítios das imprensas oficiais foi renovada a recomendação para introduzir melhores funcionalidades que melhorem a acessibilidade, permitindo contribuir, assim, para as políticas públicas de igualdade.
Durante o encontro de trabalho as duas delegações passaram em revista os pontos mais importantes da implementação da gráfica de segurança para a produção de documentos de maior valor acrescentado, nomeadamente, passaporte, documento de identificação, cartas de condução, selos e outros, recomendando para tal que se privilegie parcerias, bilaterais ou multilaterais, no desenvolvimento de tais produtos.
No final da reunião a delegação angolana realizou uma visita às obras de construção da futura Gráfica de Segurança de Cabo Verde que constitui um projeto estruturante e abrangente no âmbito da Soberania Nacional, e cujo investimento será, numa primeira fase, na ordem dos 427 mil contos, sendo 282 mil para a construção/remodelação das instalações e 145 mil para equipamentos, consumíveis, formação e treinamento de pessoal e plano de manutenção.
Para esta componente de inovação técnica a INCV conta com financiamento do GESTDOC que é um projeto financiado pela União Europeia e implementado pelo Instituto Camões, a conclusão das obras está prevista para início do quarto trimestre do ano em curso.